Prefeitura de Maringá
Geral

Saúde reforça prevenção contra alto risco de dengue em Maringá

O secretário de Saúde, Jair Biatto, divulgou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Com novidade na forma de pesquisa, o Índice Geral de Infestação Predial do Município de Maringá (IIP) apontou alto risco com 4,2% de infestação do transmissor da dengue (período de pesquisa de 21 a 25 de janeiro). O número é maior que a média considerada para alerta (3,9%). Os resultados da pesquisa são de acordo com a região próxima das 34 Unidades Básicas de Saúde.

Biatto explicou que não existem áreas na cidade e distritos (Floriano e Iguatemi) com percentual de baixo risco. “Faremos uma integração com as equipes de agentes comunitários e agentes de endemia para maior mobilização social contra a dengue, pois se não mudarmos, vamos assumir um risco grave com os números e presença das larvas, que tem sido cada vez mais alarmante”, disse.

Em primeiro lugar, com 54,75%, a pesquisa apontou que os principais criadouros do mosquito são encontrados em lixos intra domiciliares. Em segundo, vasos de plantas (19,98%), na sequência barris e tinas (12,59%), pneus (6,29%), depósitos fixos e naturais (3,60%), e caixas d′água com 1,70%.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria, de agosto do ano passado até hoje, 12, foram registrados cinco casos de dengue confirmados e 475 notificados na cidade. A região da UBS Paraíso (Conj. Madrid, Cj. Cidade Canção, Jd. São Paulo) é a que mais preocupa. dosimóveis vistoriados, em 8,3% deles foram encontrados focos do Aedes aegypti. A região da UBS Cidade Alta vem em segundo lugar com 6,9% de larvas encontradas. Em terceiro, as UBSs Céu Azul e São Silvestre com 6,7%.

A partir da próxima semana, agentes do setor de controle de endemias, da Vigilância Sanitária em Saúde e agentes comunitários iniciarão ação de conscientização e notificação dos focos e criadouros do mosquito na cidade e distritos. Faixas com os mapas de proliferação do mosquito também devem ser colocados nas portas de entradas de cada UBSs. Informativos de alerta e prevenção serão entregues nas residências.

PERCENTUAL POR REGIÃO DE UBS
UBS Aclimação (4,8%), UBS Alvorada III (4,0%), UBS Floriano (4,7%), UBS Grevíleas III (5,0%), UBS Guaiapó/Requião (4,9%), UBS Iguatemi (4,7%), UBS Império do Sol (4,5%), UBS Jd. Alvorada I (1,9%), UBS Iguaçu (3,2%), UBS Industrial (3,7%), UBS Internorte (5,2%), UBS Olímpico (4,9%), UBS Pinheiros (3,47%), UBS Quebec (3,8%), UBS Universo (2,7%), UBS Mandacaru (5,0%), UBS Maringá Velho (3,6%), UBS Morangueira (4,1%), UBS Ney Braga (4,5%), UBS Parigout de Souza (4,0%), UBS Paris (5,4%), UBS Paulino (5,5%), UBS Piatã (5,5%), UBS Portal das Torres (2,6%), UBS Andrea (4,2%), UBS Tuiuti (4,5%), UBS Vila Esperança (2,4%), UBS Vila Operária (2,3%), UBS Vila Vardelina (5,0%), UBS Zona 6 (3,2%), UBS Zona 7 (2,0%) e UBS Zona Sul (3,7%).

Veja as Fotos

Fotos de Saúde reforça prevenção contra alto risco de dengue em Maringá

Jogue Fotos de Saúde reforça prevenção contra alto risco de dengue em Maringá

Mustang Auto Peças CARINA-PAULINHO Rita Marmita Auto Mecânica Bachega RT-TRACK camera

Theddy Gonçalves

O Plantão Maringá é um site fundado no final de 2017, pelo repórter cinematográfico Theddy Gonçalves que se especializou em notícias policiais.

Veja Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo