O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta segunda-feira (07) para prestar apoio ao SAMU para o atendimento de uma vítima de ataque de abelhas no interior da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Clique aqui para receber as notícias do PLANTÃO MARINGÁ no seu WhatsApp.
De acordo com as informações recebidas na linha 192, a vítima estava com dificuldade respiratória e, diante da gravidade do caso, a informação foi processada na central regional de emergência mobilizando simultaneamente recursos das duas instituições. O Corpo de Bombeiros despachou uma ambulância, um caminhão de resgate e uma viatura de gestão de cena, e o SAMU um veículo de intervenção rápida compondo suporte avançado de vida. No total, 8 bombeiros militares e 3 profissionais do SAMU foram mobilizados.
No local, verificou-se que a vítima já havia sido removida da área de ação dos insetos, estando deitada na calçada próximo ao Colégio de Aplicação Pedagógica – CAP UEM. O homem, de 51 anos, estava consciente, orientado, mas apresentava dificuldade respiratória, inchaço facial (especialmente ao redor dos olhos) e urticária, quadro que configura a anafilaxia, uma reação alérgica generalizada, ou seja, um importante quadro alérgico. Por esta razão, recebeu, ali mesmo na calçada, todo o atendimento necessário para cessar o risco à sua vida.
Simultaneamente, parte da equipe de resgate munida de vestimenta adequada ao risco foi ao local onde houve o ataque. Lá, constataram que o homem potencialmente realizava serviço de roçada, momento em que houve o contato com os insetos. O entorno foi isolado, o risco de exposição de novas pessoas às abelhas foi mitigado, e o responsável pela edificação foi informado das medidas necessárias para remoção dos insetos.
A vítima foi encaminhada à UPA Zona Norte de Maringá. Fonte Corpo de Bombeiros