Search

Ministério publico notifica prefeitura para não fazer carnaval na Zona 10

O promotor de Justiça José Lafaieti Barbosa Tourinho está notificando a prefeitura de Maringá agora à tarde para não realizar o Carnaval Popular na Zona 10, conforme já divulgada a agenda da Secretaria de Cultura. “Já instaurei um procedimento administrativo de manhã mesmo”, comentou Tourinho ao jornal O Diário. “Precisaria haver um estudo se afetaria ou não os animais e não houve”.

O promotor do Meio Ambiente cita que Maringá está indo na contramão dos cuidados em todo o mundo sobre prevenir maus tratos aos animais. Já que é comum em muitos países a proibição de fogos de artifício porque os animais se assustam com o barulho. E com a inviabilidade de se retirar os animais do abrigo e levar para um local adequado, os bichos se assustariam e sofreriam com o som alto do Carnaval na Zona 10.

Tourinho comentou ainda que já tomou a iniciativa antes mesmo de receber o ofício da Câmara de Vereadores no almoço. Ele Disse que de manhã já havia recebido uma reclamação de uma moradora e também que a cuidadora voluntária do Instituto Olhar Suficiente, Maria Helena Biff, já havia registrado pedido de providências pelo MP.

O caso deve ter desdobramento porque não seria somente sobre o Carnaval. “Pedi a não retirada dos animais”, justificou Biff, citando que o local onde os cães estão hoje não tem condições ideais e caso os animais se misturem com outros mais saudáveis poderia haver alguma contaminação.

Já a cuidadora Isa Simões se mobilizou ontem indo no Paço Municipal e hoje no almoço fez uma manifestação no abrigo pedindo a transferência do Carnaval para outro local. “Acho que tem tempo hábil para fazer em outro lugar”, indica Simões.

HISTÓRICO – A prefeitura decidiu fazer um Carnaval Popular atendendo a demanda dos jovens por um evento gratuito, já que os blocos se organizaram para a festa. Foi feito um edital para terceirizar o Carnaval, mas nenhuma empresa se interessou. Com isso, a prefeitura assumiu a festa fazendo o pré-carnaval no Novo Centro no último sábado (23), o que causou transtornos a moradores e gerou problemas como adolescentes em coma alcoólico, depois de exageros no consumo de bebidas alcoólicas.

Os vereadores pediram a transferência do Carnaval do centro para outra região. A prefeitura anunciou em coletiva na quarta-feira que seria na Zona 10, local onde há um abrigo de cães. O que já havia sido alertado pelo vereador Flávio Mantovani que em outubro do ano passado pediu a remoção doa animais para local adequado. O que não aconteceu.

A Diretoria de Comunicação da prefeitura informou que até as 16 horas ainda não havia recebido nenhuma notificação do Ministério Público. Também não havia uma decisão de manter ou transferir o carnaval do local. Fonte o Diario

Veja as Fotos

Fotos de Ministério publico notifica prefeitura para não fazer carnaval na Zona 10