O dia 16 de Março, de 2021, jamais sairá da memória de dois Policiais Militares da cidade de Sarandi, região metropolitana de Maringá.
Foi nessa data, uma terça-feira, que o Cabo Vanderlei Lucas e o Soldado Lucas Nunes, se tornaram heróis e anjos da guarda, de uma jovem senhora de 21 anos. Os dois militares levam em suas identidades o nome Lucas, que tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer “da Lucânia, lucano”, e o nome tem o significado de iluminado.
Cabo Vanderlei e o Soldado Nunes, saíram de suas respectivas residências para mais um dia de trabalho. Servir e proteger a sociedade. A equipe policial realizava patrulhamento, quando recebeu um chamado via COPOM. O PM que estava na central, repassou via rádio a ocorrência para os dois policiais. Era para eles verificarem uma situação, no Jardim Verão. Segundo o solicitante, uma mulher estava no interior de uma residência extremamente alterada, chorando e dizendo que iria colocar um ponto final na própria vida.
Ao chegar no endereço, a guarnição se deparou com o portão do imóvel aberto. Os policiais adentraram ao quintal e observaram que a porta da sala estava aberta. Em um primeiro momento, o Cabo Vanderlei e o Soldado Nunes, chamaram a moradora, como não foram atendidos eles resolveram entrar na casa. Segundos depois, os policiais encontraram a mulher no banheiro, com uma corda no pescoço tentando cometer o ato extremo. Diante desta situação, o Soldado Nunes (Lucas) segurou e suspendeu as pernas da moradora, enquanto seu companheiro de trabalho, Cabo Vanderlei (Lucas), tirasse a corda do pescoço da mulher. Na sequência eles levaram a jovem senhora até o sofá, e tomaram conhecimento que ela também havia ingerido uma grande quantidade de medicamentos (comprimidos).
Os PMs acionaram o SIATE, e a todo momento eles mantiveram o diálogo com a mulher, no intuito de acalmá-la. Em poucos minutos os socorristas chegaram no local, e após rápida avaliação, eles encaminharam a moradora de 21 anos até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para receber atendimento médico e psicológico.
A mulher disse que estava com um problema em seu relacionamento com o marido. Tenente Dutra, oficial do 04°BPM, e comandante da Polícia Militar em Sarandi, esteve na casa acompanhando toda situação.
O oficial fez questão de elogiar a ação dos dois policiais, que diante de uma ocorrência de alto risco e complexa, demonstraram todo o preparo psicológico e muita técnica.
Após cumprirem com mais uma jornada de trabalho, CB Vanderlei Lucas e SD Lucas Nunes, os iluminados, retornaram para suas respectivas residências com o dever cumprido e a satisfação de ter salvado uma vida e de mais uma vez terem honrado a farda da PMPR.
Reportagem: Anderson Corujão
Fotos Thedy Gonçalves