Sucuri é capturada em rua de cidade da região e devolvida para a natureza; VÍDEO

Uma sucuri-amarela foi capturada em Umuarama nesta segunda-feira (21) por equipes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros. A situação aconteceu na Rua Bahia, Zona II.

De acordo com a PM, uma equipe da Rocam (Rondas com Motos) estava em patrulhamento quando uma mulher pediu apoio em virtude de haver uma cobra na rua. Os militares encontraram o animal e realizaram a captura. Na sequência, o Corpo de Bombeiros fez o encaminhamento da serpente para o escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama.

OBemdito conversou com o professor e biólogo Gilberto Aguiar. Ele explicou que aparentemente se trata de uma Eunectes notaeus, vulgarmente chamada de sucuri-amarela. Esta é uma espécie de cobra família Boidae originária de América do Sul.

“As serpentes da família Boidae (não são peçonhentas) seja sucuris ou jiboias, tem uma musculatura poderosa e 4 fileiras de dentes no céu da boca, todas arqueados para dentro, sendo uma terrível mordida, mas ocorre somente quando manipulada ou ameaçada.

Em caso me mordida não podemos puxar a serpente, mas sim empurrar sua cabeça contra o membro mordido e após isso forçar a abertura da boca para retirar o membro. Para não ocorrer um grande estrago no membro, bem como infecções pela sua boca, porém veneno para nós não existe nessas serpentes”, explicou.

Aguiar disse ainda que esse padrão de cor é parecido com a onça pintada.  Ele acrescentou que confirmação da chave dicotômica de taxonomia necessidade de mais detalhes, como foto com detalhes boca, entre outros.

O biólogo explicou que esse tipo de serpente não costuma aparecer em Umuarama, mas há exemplares catalogados no Mato Grosso do Sul e Ilha Grande. Informações O bemdito

Imagem Do Whatsapp De 2024 10 21 à(s) 13.11.08 44c3736c
Foto: 25º BPM PMPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *