A Prefeitura de Maringá divulgou balanço (estatísticas são do 4º Batalhão da Polícia Militar) sobre acidentes de trânsito de 2017 no perímetro urbano do município. das42 mortes (em 2016 foram 38), 23 tiveram envolvimento com motocicletas, 7 com automóveis, uma com bicicleta e 11 com pedestres. Até o momento, abril, maio e junho foram os meses com maior número de óbitos (19 no total) e janeiro e fevereiro os meses com menor número de mortes (2).
Relacionada à classificação das vítimas, 37 são do sexo masculino e 5 do feminino, 10 vítimas com idade entre 20 a 29 anos e 8 vítimas entre 30 a 39 anos. Comparado à 2016, o trânsito em 2017 vitimou mais pessoas de 60 a 69 anos (três a mais) e reduziu o número de mortes da faixa entre 20 a 29 anos (seis a menos).
Os dados não fazem referência à avenida Colombo que desde maio de 2009 passou a ser fiscalizada pela Polícia Rodoviária Federal, deixando de entrar nas estatísticas do 4º Batalhão de Polícia Militar. Considera-se acidente com vítima aquele em que há óbito no local ou até 30 dias da ocorrência do mesmo. Os números são da Prefeitura e da Policia Militar! não foram divulgadas as mortes atendidas pela PRF, e também os casos que as vítimas vieram a morrer no hospital.
Para reduzir as estatísticas de acidentes de trânsito, a Prefeitura inicia nesta quarta, 3, a instalação de 40 pontos de radares que farão o monitoramento de 80 faixas nas vias com mais registros de excesso de velocidade, fluxo de veículos e acidentes. A previsão é que até o final de janeiro os equipamentos estejam em funcionamento. Diretoria de Comunicação
As imagens abaixo mostra alguns acidentes registrados pelo Repórter cinematográfico Theddy Gonçalves