O Maringá FC vai reencontrar a Inter de Limeira no Campeonato Brasileiro Série D, desta vez pelas quartas de final da competição. O Dogão se classificou ao vencer a Portuguesa-RJ duas vezes, enquanto a Inter eliminou o Nova Iguaçu com um empate sem gols em Limeira e uma vitória, por 1 a 0, fora de de casa.
Agora, as duas equipes decidem quem estará na Série C de 2025. Isso porque quem avançar para as semifinais garante o acesso. O primeiro jogo do confronto ainda não tem data definida, mas acontecerá neste final de semana, dia 24 ou 25, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira-SP.
O vencedor de Maringá FC x Inter de Limeira enfrenta o classificado do confronto entre Anápolis-GO x Iguatu-CE nas semifinais.
O primeiro clube do interior a ser campeão paulista
A Associação Atlética Internacional, conhecida como Inter de Limeira, foi fundada em 5 de outubro de 1913 e ostenta a alcunha de primeiro clube do interior paulista a ser campeão estadual, em 1986, quando venceu o Palmeiras em duas finais no Morumbi.
Recentemente, o clube paulista tem disputado apenas o Paulistão e a Série D. Pelo estadual, parou na fase de grupos em 2020, 2022 e 2023, quando brigou contra o rebaixamento até a última rodada e conseguiu escapar. As melhores campanhas vieram em 2021 e 2024, chegando até as quartas de final, mas sendo elimininado por Corinthians e Red Bull Bragantino, respectivamente.
Na Série D, o clube soma sua quarta participação nesta temporada. A primeira foi em 2021 e, assim como no ano seguinte, terminou em 5º lugar na fase de grupos e não se classificou.
Em 2023, a Inter caiu no mesmo grupo do Maringá FC, ficou em terceiro lugar e se classificou para a 2ª fase. No entanto, foi eliminada pelo Caxias logo no primeiro mata-mata.
Fase de grupos
Nesta temporada, o clube paulista terminou a primeira fase da Série D em 2º lugar do grupo A7, com 18 pontos, atrás apenas do líder Maringá FC.
Após um início muito bom, com cinco vitórias, um empate e nenhum gol sofrido em seis partidas, a Inter não levou a melhor contra o Dogão em dois jogos e passou por um período de instabilidade dentro do grupo, sofrendo três derrotas seguidas. Porém, o ótimo início e o mal desempenho dos outros adversários não permitiram que a classificação fosse ameaçada, vindo antecipadamente.
Mata-mata
Na 2ª fase, enfrentou o Avenida- RS e, após dois empates por 0x0 e 1×1, a classificação veio nos pênaltis. Em Limeira, a Inter venceu o clube gaúcho por 8 a 7 nas penalidades e avançou.
Em 18 jogos até aqui, foram oito vitórias, seis empates e quatro derrotas, com 18 gols marcados e apenas oito gols sofridos. Os números representam um time com uma defesa sólida (menos de 0,5 gol sofrido por jogo), mas um ataque ineficiente (média de um gol por partida). Assim, a Inter tem o pior ataque e melhor defesa entre os oito classificados às quartas de final da Série D.
As informações são da GMC – ONLINE