A Guarda Municipal, ligada a Secretaria de Segurança Municipal, atendeu mais de 6 mil ocorrências em 2018. Os serviços da guarda são acionados pelo telefone 153 para intervir em diversas situações, como dano ao patrimônio público, violência doméstica, crime ambiental e perturbação do sossego. O atendimento é 24 horas por dia.
“Nos últimos dois anos, a guarda avançou no sentido de se tornar uma força de segurança mais efetiva e qualificada”, afirma o secretário de Segurança, coronel Antônio Roberto Padilha, referindo-se aos investimentos em infraestrutura e treinamento. “Reforçamos a capacidade de prevenção e reação como unidade de apoio às forças de segurança”, acrescenta.
A constante evolução da força enquanto referência auxiliar das instituições de segurança, como a Polícia Militar, também passa pelo uso de arma de fogo. Parte do efetivo já treina para andar armado, o que deve ocorrer ainda neste semestre, ao final de curso específico. Também será encaminhado à Câmara de Vereadores o estatuto da GM.
No contexto das atividades da Secretaria de Segurança, a qual a GM está subordinada, também foi reativado o sistema de monitoramento por câmeras, com a reorganização dos equipamentos, de forma a cobrir pontos mais estratégicos. “Vamos continuar a ampliar esse sistema de vigilância por câmeras para criar uma cidade cada vez mais segura”, explica o coronel Padilha.
Ainda em 2019, a intenção é instalar pelo menos mil câmeras em pontos estratégicos da cidade. Diferente do atual sistema com 45 dispositivos operantes, a tecnologia não apenas disponibilizará imagens, como também terá capacidade de detectar e alertar ao operador a presença de pessoas e veículos suspeitos.
As atividades da guarda também alcançam ações específicas, como o acompanhamento de mulheres vítimas de agressões e que estão sob medidas protetivas. A Patrulha Maria da Penha, formada por equipes mistas, com agentes masculinos e femininos, conta com o apoio da Secretaria da Mulher, Promotoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Família e Delegacia da Mulher.
Entre os investimentos previstos para este ano, além do uso de armas, ampliação do sistema de monitoramento por câmeras, adoção do estatuto, aumento da frota de veículos, com a introdução de duas vans adaptadas para atuarem como bases móveis comunitários, estão as novas instalações da Guarda Municipal, em fase final de ajustes para mudança definitiva.
“Temos avançado num projeto de consolidar a Guarda Municipal como referência na função de força auxiliar de segurança, o que implica em investimentos em infraestrutura e principalmente na qualificação profissional de agentes”, afirma o secretário de Segurança, coronel Padilha, que está no cargo há quase um ano, quando foi criada a pasta pelo prefeito Ulisses Maia. Assessoria de Imprensa PMM