O motorista Ruan Ricardo Alegre Dias Yamashita, de 20 anos, morreu após atropelar oito pessoas na saída de uma festa em Maringá, na noite desta sexta-feira (22). Ele foi morto, após apontar uma pistola 9mm, para policiais militares que estavam à paisana.
De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista ameaçou seguranças do evento, após ser alertado sobre, estar impedido o trânsito de veículo, na marginal da Rodovia PR-317. Ele teria apontado a arma para os segurança e na sequência, arrancou com o veículo atropelando várias pessoas que estava na rua pelo lado de fora evento que ocorria na CTG. Uma das vítimas, uma jovem ficou presa no carro e foi arrastada por vários metros. Dois policiais de folga, ao perceber o tumulto tentou realizar a abordagem do motorista, porém o mesmo sacou uma pistola e apontou para os policiais, que rapidamente efetuaram alguns disparo. O rapaz não resistiu ao ferimentos e morreu no local. dasoitos vítimas duas delas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Universitário, com ferimentos leves.
O comando 4º Batalhão de Polícia Militar Maringá, emitiu uma nota sobre o fato.
NOTA À IMPRENSA
ASSUNTO: Condutor armado ameaça segurança na saída de festa em Maringá, atropela pessoas, desobedece ordem de abordagem da Polícia Militar, é atingido por disparos e não resiste aos ferimentos.
Por volta das 23h00min, na PR 317, durante um evento nas imediações do CTG em Maringá, seguranças do local foram orientar um homem que se encontrava com um Gol branco com o som excessivamente alto e obstruindo a via marginal da rodovia, momento em que foi ameaçado pelo motorista com uma pistola, então se evadiu do local alertando as pessoas sobre o risco da arma de fogo. O motorista arrancou com o veículo atropelando várias pessoas e colidindo com veículos.
Dois policiais militares perceberam a aproximação do veículo, observando que ele parou logo após ter colidido com outro veículo e com pessoas sendo arrastadas por baixo do carro. de imediato os policiais deram voz de abordagem, porém o condutor desobedeceu a ordem apontando a arma para os mesmos, sendo necessária a neutralização da ameaça.
O condutor foi baleado e os militares acionaram ambulâncias do SIATE e SAMU que atenderam o mesmo no local, porém ele não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. Ao todo cerca de 8 pessoas foram vítimas dos atropelamentos, sendo que duas delas foram encaminhadas ao hospital.
O condutor foi identificado como sendo RUAN RICARDO ALEGRE DIAS YAMASHITA, de 20 anos, o qual tem diversas passagens criminais, inclusive por suspeita de homicídio, e com ele foi apreendida uma pistola Glock cal. 9mm, carregada.
Será instaurado Inquérito Policial para apurar as circunstâncias em que ocorreram o fato, como procedimento previsto pelo Código Processual Penal.