Com avanço de ciclone extratropical, Paraná terá chuva e 89 cidades em alerta de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta amarelo, que indica perigo de chuvas intensas para diversas regiões do país, incluindo 89 cidades do Paraná – veja no fim da matéria a lista completa de municípios afetados. O alerta terá vigência das 00h01 até às 23h59 desta quarta-feira, 23.

O alerta indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Conforme o Inmet, é baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Confira abaixo as instruções do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ciclone extratropical atinge região Sul nesta semana

Um ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Estado do Rio Grande do Sul, possivelmente entre a noite desta quarta-feira, 23, e a madrugada desta quinta-feira, 24. As áreas de instabilidade provocadas pelo calor e umidade associada ao sistema de baixa pressão irão provocar pancadas de chuvas no oeste do Paraná e centro-oeste do Planalto Sul de Santa Catarina (Figura 1).

Na quarta-feira, áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão irão dar origem a um novo ciclone extratropical, que começará a ingressar pelo oeste e sul do Estado do Rio Grande do Sul. À medida que ele se forma (Figura 1), provocará volumes significativos de chuva e ventos fortes.

JPEG
Figura 1: Mapa de pressão atmosférica com a formação do ciclone entre o Uruguai e Rio Grande do Sul apresentado pela letra L.

Nestes casos, o sol também aparece por alguns momentos e o tempo fica calmo, mas em seguida o céu fica encoberto, com chuvas e ventos moderados a fortes.

O INMET ressalta que este sistema tem o deslocamento característico do continente em direção ao alto-mar, o que vai gerar um sistema frontal. Há previsão ainda de tempestades no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.

As áreas mais atingidas pelos volumes de chuva e rajadas de vento serão as regiões brasileiras próximas do Uruguai, norte da Argentina e no Paraguai. Nas demais regiões e incluindo a capital gaúcha também haverá ventania com chuva mais fraca comparada às demais regiões do Estado gaúcho.

No geral, os ventos poderão variar de 50 a 70 km/h (Figura 2), com rajadas que podem superar os 100 km/h, nas regiões citadas.

Informativo-semanal-e-imagens-de-satélite-1
Figura 2: Mapa de rajada máxima de vento (m/s) para o Sul do país.

Nesta sexta-feira, 25, o ciclone deverá estar em alto-mar e o tempo seco com a presença do sol começa a predominar no Sul do país. À exceção será o norte do Paraná, que ainda terá instabilidades.

Apesar desse cenário, o INMET destaca que o ciclone ainda poderá provocar ventos moderados a fortes na faixa litorânea dos três Estados do Sul.

O INMET reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais emitidos diariamente no site e nas redes sociais.

Previsão para o Paraná e Maringá nos próximos dias

Nesta quarta-feira, 23, o dia iniciará com a presença significativa de nebulosidade sobre o setor leste/nordeste do Paraná e com possibilidade de chuva fraca para esta região. Segundo o Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ao longo do dia é prevista a ocorrência de chuva isolada sobre todo o estado paranaense, devido às condições de tempo abafado. Temperaturas máximas em torno dos 32°C são previstas para o setor norte/oeste do estado, enquanto para o centro-sul, região metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral as máximas não devem ultrapassar os 27°C.

image
Previsão do tempo para o Paraná, nesta quarta-feira. Foto: Simepar

Conforme o Simepar, de quinta a sábado o tempo permanece inicialmente com taxas de instabilidade elevadas na região. Entre a quinta e a sexta-feira haverá uma mudança maior devido a uma frente fria, com previsão inclusive de alguns temporais. No sábado, 26, o tempo voltará a apresentar maior estabilidade.

Para Maringá a previsão é de chuva nos próximos dias, conforme o Simepar – confira abaixo a previsão:

image

Veja a lista das 89 cidades do Paraná com alerta de tempestade nesta quarta-feira

image
Adrianópolis
Agudos do Sul
Almirante Tamandaré
Antonina
Antônio Olinto
Arapoti
Araucária
Balsa Nova
Bocaiúva do Sul
Campina Grande do Sul
Campo do Tenente
Campo Largo
Campo Magro
Carambeí
Carlópolis
Castro
Cerro Azul
Colombo
Conselheiro Mairinck
Contenda
Curitiba
Curiúva
Doutor Ulysses
Fazenda Rio Grande
Fernandes Pinheiro
Figueira
Guamiranga
Guapirama
Guaraqueçaba
Guaratuba
Ibaiti
Imbaú
Imbituva
Ipiranga
Irati
Itaperuçu
Ivaí
Jaboti
Jacarezinho
Jaguariaíva
Japira
Joaquim Távora
Jundiaí do Sul
Lapa
Mallet
Mandirituba
Matinhos
Morretes
Palmeira
Paranaguá
Paula Freitas
Paulo Frontin
Piên
Pinhais
Pinhalão
Piraí do Sul
Piraquara
Ponta Grossa
Pontal do Paraná
Porto Amazonas
Prudentópolis
Quatiguá
Quatro Barras
Quitandinha
Rebouças
Reserva
Ribeirão Claro
Ribeirão do Pinhal
Rio Azul
Rio Branco do Sul
Rio Negro
Salto do Itararé
Santana do Itararé
Santo Antônio da Platina
São João do Triunfo
São José da Boa Vista
São José dos Pinhais
São Mateus do Sul
Sapopema
Sengés
Siqueira Campos
Teixeira Soares
Telêmaco Borba
Tibagi
Tijucas do Sul
Tomazina
Tunas do Paraná
Ventania
Wenceslau Braz
Informação GMC-online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *