A Vigilância Epidemiológica do município de Paiçandu, irá investigar a morte de uma criança de 1 ano e oito meses por suspeita de meningite. Tipo da doença seria a bacteriana meningocócica, considerada a mais grave.
A morte aconteceu na noite deste domingo (08) no Pronto atendimento do Hospital São José de Paiçandu. de acordo com família a criança acordou bem e próximo do horário do almoço começou a se sentir mal e foi encaminhada ao hospital por volta das 13h30 onde passou por uma consulta, foi medicada e ficou em observação e às 18h30 recebeu alta médica e foi para casa. Segundo a mãe, minutos depois o menino começou a passar muito mal e foi trazido às pressas novamente ao São José por volta das 21hs, a criança já estava em parada cardíaca. Uma equipe de Suporte Médico Avançado do SAMU foi solicitado e juntamente com os demais profissionais do hospital realizaram todos os procedimentos de reanimação, foram cerca de 40 minutos, mas infelizmente o pior aconteceu e a criança entrou em óbito.
Segundo a direção do hospital a polícia Militar foi acionada na tentativa de contato com o IML para que se realiza a autópsia do corpo para apurar qual seria a real causa da morte. Coisa que não aconteceu, pois de acordo com os funcionários do hospital não conseguiram contato com Instituto Médico Legal.
Por ser tratar de uma suspeita muito grande de ser meningite bacteriana, todos os funcionários e socorristas do SAMU, profissionais que trabalharam no atendimento inicial, polícia militar e os familiares, utilizaram de medicação para prevenir e evitar doenças.
Ainda de acordo com a família, a mãe da criança é moradora do Jardim Canadá, e já havia perdido outro filho praticamente da mesma idade, a cerca de 11 anos atrás em um acidente doméstico, a criança teria se afogado em um balde com água.
O corpo do pequeno Ataide Miguel dos Santos Rodrigues, foi liberado e entregue a família e por precaução não teve velório, o sepultamento foi realizado as 9hs desta segunda-feira (09) no cemitério do município.
Ainda de acordo com o Diretor Clínico do hospital, os sintomas leva a crer que poderia ser meningite meningocócica, mas que será apurado, As vacinas da criança estaria em dia. “Uma fatalidade” afirma o diretor.
A real causa será investigada, visto que o laudo médico foi causa indeterminada. Segundo a responsável pela vigilância epidemiológica, se caso confirmado este seria o primeiro caso de meningite bacteriana em Paiçandu.
Em conversa com a mãe hoje pela manhã, ela disse que irá atrás pois quer ter certeza de que o seu filho morreu e o porque da alta médica.
Nossos sinceros sentimentos a família e que Deus possa consolar e confortar o coração desta mãe e deste pai.