No domingo passado (08), uma garotinha de apenas um ano e sete meses foi salva por socorristas do SAMU ao se afogar na piscina da família. O incidente ocorreu no Parque Residencial Cidade Nova. A menina foi socorrida em estado muito grave (inconsciente) e encaminhada ao HU. A criança segue internada, porém se encontra estável e está fora de perigo.
Já na manhã de hoje (sábado) um menino de 04 anos se afogou. O fato foi registrado em uma residência localizada no município de Ourizona. A criança brincava na piscina de uma casa vizinha, quando infelizmente acabou se afogando. A família da vítima rapidamente acionou o socorro.
A primeira intervenção foi realizada pela equipe do Hospital Municipal de Ourizona, que na sequência acionou o SAMU Maringá. O Aeromédico SAMU compareceu no local e colaborou no atendimento da criança. após 40 minutos de procedimento (massagem cardíaca), a criança foi reanimada e transportada pela Aeronave (helicóptero) até o Hospital Universitário Regional de Maringá.
Segundo informações do médico Marcos Bitencourt (aeromédico SAMU) a criança foi entubada, e corre risco de morte. Ainda não se sabe quanto tempo o menino ficou submerso.
Nas duas situações, foi de suma importância a rapidez das famílias em acionar o socorro, e a agilidade das equipes no atendimento. Desde o atendente na central do SAMU 192, o médico regulador no telefone conversando e orientando os familiares, nos procedimentos até a chegada da equipe intervencionista.
Casos como esses acabam servindo de alerta para toda sociedade de Maringá e região.