Um homem se afogou, no final da manhã deste domingo (04), enquanto tentava atravessar parte de uma cachoeira do Rio Ivaí, no local conhecido como Salto da Bananeira, localizada, no município de Floresta.
Testemunhas informaram, que o homem estava com uma criança e tentou fazer a travessia, quando acabou caindo. Ele e o menino foram arrastado pela correnteza. Familiares das vítimas conseguiram resgatar a criança, porém o homem quando foi encontrado, já estava inconsciente.
O ​Serviço de Atendimento Móvel as Urgência (SAMU), através da equipe de Operações Aéreas foi acionada. Os familiares receberam orientações técnicas dos médicos reguladores do SAMU orientado reanimação, já que o paciente estava em parada cardiorrespiratória.
Seis minutos após, o acionamento o helicóptero pousou no local, porém a vítima foi retirada e encaminhada por terceiros ao Hospital Santa Casa de Engenheiro Beltrão. Segundo informações do hospital, quando a vítima chegou na unidade hospitalar, já estava em óbito.
Silas de Oliveira, de 52 anos era morador de Londrina e veio com a família passar o final de semana na região de Maringá.
ORIENTAÇÕES
O médico do SAMU, Dr. Maurício Lemos reforça que em casos como esse, retirar a vítima do local em situações de emergência não deve ser realizado. Seguir as orientações técnicas dos médicos reguladores do SAMU ou profissionais bombeiros realizando os procedimentos de reanimação aumenta a chance de sobrevida.
Colocar em veículo e sair em deslocamento, sem realizar os procedimentos protocolares, abrevia demais a chance de sobrevida.