O Corpo de Bombeiros do Paraná, por meio de uma guarnição do Quartel Central de Maringá, atendeu a um pedido de socorro oriundo de Paranacity às 11h12min. O solicitante reportou que um homem, de 69 anos, caiu de uma ribanceira atrás de uma chácara situada, na Rua Carlos Gomes, 650, estando inconsciente próximo a um pequeno curso d’água. Para o endereço foram enviados pelo Corpo de Bombeiros um caminhão de resgate e uma caminhonete de salvamento. Já pelo SAMU, uma ambulância e o Aeromédico. Chegando ao local, verificou-se que a vítima estava em óbito, próximo a um córrego 15 metros abaixo do nível do solo situado nos fundos de um conjunto de chácaras.
Segundo informações repassadas ao SAMU, o homem estava tentando resgatar um carneiro que estava próximo a ribanceira, quando acabou sofrendo o acidente.
O resgate então foi planejado e realizado com a aplicação de técnicas de salvamento vertical. Dentre as diversas ações para cumprir a missão, houve a descida de dois bombeiros militares por rapel, que prepararam o corpo acondicionando-o em uma maca apropriada para salvamento, realizaram as fixações, nós e amarrações compatíveis com as necessidades do caso. Além de criarem mecanismo para liberação de possíveis obstáculos durante a subida. Simultaneamente, na superfície (nível zero do terreno), o restante da guarnição montou um sistema de multiplicação de força com uso de polias e cordas, permitindo a elevação da vítima, que foi entregue há um agente do Instituto Médico Legal. Fotos e texto: Corpo de Bombeiros e SAMU