Maringá registrou 53 novos casos e um novo óbito por covid-19 nas últimas 24h. A vítima é um homem de 74 anos, caminhoneiro, com histórico de viagem por estados do nordeste e com comorbidade. Os sintomas iniciaram em 25 de maio, no dia 1º de junho deu entrada em um hospital e foi encaminhado para a UTI, onde permaneceu em estado grave até vir a óbito nesta sexta, 5.
Entre as profissões dos casos positivados, lideram profissionais de áreas administrativas (14) e profissionais de saúde (13). Também há confirmados entre prestadores de serviços, como motorista e pintor.
O boletim de hoje demonstra que o vírus está cada vez mais ativo e se disseminando, elevando a taxa de positivação. Interessante observar o crescimento dos casos sintomáticos, ou seja, de pessoas que chegam aos postos de atendimento com relato de sintomas compatíveis com o coronavírus, como coriza, febre e tosse. Outro detalhe relevante é a faixa etária, confirmando o que já se sabe: ainda que exista um grupo de risco mais suscetível, o vírus não distingue idade. Portanto, permanecem as recomendações para a atenção às regras de prevenção, como uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.