Moradores de chácaras às margens do Rio Ivaí, em Ivatuba, no Paraná, estão em alerta por causa da elevação do nível da água. A chuva fez aumentar o nível do rio.
Em Ivatuba existem quatro condomínios de casas à beira do rio. O síndico de um dos condomínios, Salvador Garcia, diz que o alerta é para a retirada de animais nas partes mais baixas das propriedades.
“Ontem ele subiu bastante, bem rápido, chegando a 40 centímetros por hora. Ainda continua subindo, subiu já 8 metros, mas ele já acalmou, assim, em termos de velocidade. Ele estava subindo rápido, agora está em torno de menos de 10 centímetros por hora. É possível acontecer [a água invadir as casas] nas áreas mais baixas, mas é bastante difícil isso. A gente monitora exatamente para isso.
De repente, pode ter a remoção de algum material ou animal que a pessoa tenha na casa. Neste momento, está tranquilo. Nenhuma casa foi invadida ainda. A princípio é um alerta de fazer a remoção com animais e alguma coisa que possa ser atingida pela água, se vier a atingir o condomínio”, disse o síndico.