Policiais Militares do 04°BPM recuperaram na madrugada deste sábado, (20), um bi-trem (tanque) que transportava uma carga de óleo vegetal avaliada em 100 mil reais, libertaram o motorista que era mantido refém por uma quadrilha de assaltantes, e três criminosos foram presos.
Em poder do bando os policiais encontraram uma réplica de fuzil. Veja a entrevista com a Tenente Bruna
O veículo foi recuperado após uma intensa perseguição policial que resultou em troca de tiros, no Contorno Norte de Maringá. Tudo teve início após a central do 04°BPM, tomar conhecimento através de um segurança de uma empresa, que um bi-trem teria sido tomado de assalto na Avenida Colombo, nas imediações do Parque de Exposições.
O denunciante presenciou toda a ação criminosa que foi praticada por 04 elementos. Diante das informações, a rede de viaturas foi comunicada via rádio. As equipes realizaram um cerco policial, principalmente nas saídas da cidade. Uma das guarnições da PM avistou o veículo roubado trafegando pelo Contorno Norte, sentido a Mandaguaçu.
De imediato os policiais deram ordem de parada ao motorista, que desobedeceu a determinação policial e empreendeu fuga. A equipe começou a realizar o acompanhamento tático, e durante a perseguição um dos indivíduos atirou contra os policiais que revidaram. Próximo ao bairro Jardim Três Lagoas, os criminosos atravessaram o bi-trem na pista de rolamento e desembarcaram da cabine. Eles correram em direção a via marginal ao Contorno.
O motorista estava deitado e amarrado na cama, dentro da cabine. O profissional do volante relatou que carregou o bi-trem em Ponta Porã-MS e seguia viajem até o porto de Paranaguá. Quando passava pela Avenida Colombo, o veículo começou a falhar e ele parou no acostamento da via para verificar o que estava acontecendo.
Foi neste momento que ele foi surpreendido pelos assaltantes que desceram do cavalo mecânico do bi-trem. Ele acredita que os criminosos subiram no veículo após ele ter parado em um dos semáforos existente na via. após libertar o profissional do volante, os policiais foram à caça dos marginais que chegaram a agredir o motorista. durante diligências um dos indivíduos foi localizado e preso pela equipe ROTAM nas imediações. Em entrevista com os policiais, o detido delatou os comparsas e disse que possivelmente o trio estaria escondido em uma casa situada na cidade de Sarandi.
Os policiais foram até o endereço e surpreenderam os assaltantes. Um deles portando uma pistola conseguiu fugir da abordagem policial. Os presos foram conduzidos até a delegacia de policia civil para serem tomadas as providências cabíveis. O trio é do Estado de Santa Catarina, e um deles era procurado pela justiça. O bando relatou que veio pra região de Maringá, a aproximadamente 6 meses.