Está acontecendo neste momento na avenida Juscelino Kubitschek, ao lado do Parque do Ingá, uma blitz conjunta da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Maringá com a Polícia Militar. O alvo são as motocicletas, principalmente em relação à documentação do veículo e do condutor e verificação de adulteração dos escapamentos.
É grande o número de reclamações da comunidade sobre barulhos de escapamentos das motos. A média de atendimentos da Ouvidoria Municipal (telefone 156) é de 28 reclamações mensais em 2021. Por isso, as blitze da Prefeitura e Polícia Militar têm sido constantes. Somente em um dia de fiscalização, em 18 de maio, foram apreendidas 11 motocicletas e geradas 27 notificações para motociclistas.
Caracteriza irregularidade, quando não há todos os equipamentos obrigatórios ou o escapamento está inoperante ou ineficiente; com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Em caso de flagrante, a multa é de natureza grave de R$ 195,23 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A moto também é apreendida.
Veículos apreendidos são levados para o pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e os proprietários devem comparecer ao órgão para regularizar a situação e retirar a motocicleta.