A Prefeitura de Maringá vai intensificar as ações para combate ao uso de linhas cortantes na recreação com pipas. Além de operações conjuntas com conselhos tutelares, fiscalização municipal e polícias Civil e Militar, a administração organizará campanhas de conscientização.
“Há alguns anos perdemos um guarda patrimonial em acidente com uma linha cortante. O objetivo não é proibir que pais e filhos se divirtam, mas que evitem materiais perigosos, principalmente a motociclistas e ciclistas”, advertiu a diretora da Guarda Municipal, Rosângela Panucci, durante reunião com forças de segurança e secretarias municipais e demais entidades envolvidas.
Nos últimos 15 dias, a Guarda Municipal recebeu 20 denúncias, as primeiras do ano. Os principais locais da reclamação é o Jardim Tóquio. No bairro há utilização de cerol, linha com cola e caco de vidro, e também da linha chilena, mistura de alumínio e quartzo, com poder de corte bem maior que a primeira.
“Existe comercialização dessas linhas até mesmo nas redes sociais, inclusive a venda para criança e adolescentes”, afirmou na reunião, o presidente da Associação de Moradores de Bairro do Jardim Tóquio, Alcino Júnior.
De acordo a lei municipal 6046/2003, a comercialização de cerol, quando se tratar de pessoa jurídica, sujeita o estabelecimento à multa de R$ 500, aplicada em dobro a cada nova reincidência, suspensão e até cassação do alvará de funcionamento. O uso de cerol tem como penalidade multa de R$ 100 ao infrator e aplicada em dobro na reincidência. será imposta aos pais e responsáveis nos casos de praticantes crianças e adolescentes.
A Guarda Municipal, Gerência da Juventude e Secretaria de Esportes e Lazer organizam uma atividade recreativa no Alfredo Nyffeler no dia 11 de agosto. Além de campeonatos, a ideia é criar ações de comunicação, com o uso de adesivos e cartazes sensibilizando a comunidade para os perigos do uso de linhas cortantes. Utilizadas para “derrubar” outras pipas, as linhas oferecem riscos também para os próprios praticantes, além de pássaros e pedestres.