Em 2018, Sarandi registrou 28 homicídios. Em comparação com o ano anterior, quando foram 31 assassinatos, o número representa queda de quase 11% nesse tipo de crime. Esses dados fazem parte de um balanço da criminalidade apresentado na tarde desta quarta-feira (2) pela Polícia Civil.
O mês de agosto, foi o período em que Sarandi enfrentou a pior crise em relação aos homicídios, foram 8 crimes contra a vida, e dali para cá houve preocupação no enfrentamento e combate ao homicídio.
Esses resultados são fruto de um esforço das forças de segurança. após a intensificação no patrulhamento ostensivo da Policia Militar, Guarda Municipal, e também com a rápida resposta da Policia Civil após os crimes e ainda a colaboração da sociedade, que contribui com informações importantes por meio dos canais de denúncia anônima. dos28 homicídios, 23 foram elucidados, representando assim 82% dos casos, bem acima da média nacional.
Em 2018 Sarandi ficou do dia 03 de maio a 11 de julho e de 05 de outubro a 08 de dezembro sem registrar homicídios, somando quatro meses sem registra crime contra a vida. Os dados do site Plantão Maringá apontam que dos 28 homicídios, 27 eram homens e 82% delas eram jovens (entre 15 e 32 anos), e em 25 casos foram utilizadas armas de fogo. Os dados não contabilizam as mortes como latrocínio (roubo seguido de morte), legitima defesa e lesão corporal seguida de morte.
Tráfico de drogas
Segundo a Policia Civil, de modo geral, 90% dos crimes de homicídio na cidade estão relacionados ao tráfico de drogas.