A equipe do Grupo de Operações Aéreas de Maringá, realizou nesta terça-feira (18), a primeira transfusão de sangue no interior de uma aeronave de resgate no Paraná.
A equipe foi acionada para atender um grave acidente na rodovia entre Itambé e Floresta, onde segundo o solicitante, o vereador de Itambé Cirço Amâncio, de 47 anos, vulgo – Ticão, perdeu o controle da motocicleta que conduzia e bateu contra os rodados de uma carreta que estava às margens da rodovia.
Com o impacto da batida, o vereador sofreu múltiplas fraturas, trauma de tórax, trauma de abdômen e traumatismo craniano. Com ferimentos graves ele sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e foi reanimado pelas equipes de resgate.
Durante o atendimento, Ticão recebeu duas bolsas de sangue e foi encaminhado ao Hospital Universitário de Maringá, em estado gravíssimo, porém morreu logo após dar entrada na unidade hospitalar. Esse é o segundo acidente que ele sofre no mesmo local.
Esse procedimento de transfusão de sangue durante a ocorrência, faz parte de um projeto inovador e importantíssimo que foi implantado nesta segunda-feira (17), no serviço aeromédico do Samu Maringá. O procedimento permite que a transfusão de sangue seja realizada no local do acidente ou até mesmo durante o voo.